Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Deputado Furlan entrega cópia do requerimento que possibilita criação de UTI, em Laranjal


O deputado estadual Antônio Furlan (PTB), disse na manhã desta segunda-feira (9), no programa Canal Legislativo, da Assembleia Legislativa, que entregou ao diretor do Hospital de Laranjal do Jari, José Manoel Picanço, cópia do requerimento, aprovado pelo parlamento estadual, em agosto deste ano, que autoriza o governo do Estado a criar a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), naquela casa de saúde. O encontro aconteceu neste fim de semana, durante a visita do parlamentar na região do Vale do Jari.

 Na conversa com o deputado, o diretor revelou que as pessoas que residem nos municípios paraenses recebem assistência médica, em Laranjal. O problema ocorre porque em Monte Dourado não há médicos, desde a desativação do grupo Orça; e isso provocou um inchaço no atendimento. Atualmente, a cidade do Vale do Jari, conta com 21 profissionais da área médica.

 O quantitativo não é suficiente para atender uma região que tem em média, aproximadamente 150 mil habitantes. De acordo com o diretor, entre 6 e 8 pacientes são encaminhados para a UTI, em Macapá.

 O requerimento, aprovado pela Assembleia Legislativa, vai viabilizar um melhor atendimento, referentes, a traumas, naquela região. “O diretor daquela Casa de Saúde ao receber o documento, disponibilizou uma área que poderá ser montada a UTI, agora o próximo passo, será conversar com a secretária de Saúde, Olinda Consuelo e com o governador Camilo Capiberibe para agilizarem o processo de implantação da unidade”, contou Furlan.

 O requerimento – A matéria que cria a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), no hospital de Laranjal do Jari, fixa também, a criação de uma equipe para atuar na UTI, com médicos, fisioterapeuta, nutricionista, terapeuta ocupacional, técnico em enfermagem e enfermeiro.

“Sabemos que o hospital atende pessoas de todo o Vale do Jari, ou seja, Laranjal, Vitória, e outras cidades próximas como Monte Dourado, no Pará. Hoje, os atendimentos são apenas de baixa complexidade, é preciso criar uma UTI para que as vítimas que necessitem de assistência mais complexa possam ser atendidas e depois sim, se for preciso, encaminhadas a Macapá”, defendeu.

A proposta – aprovada por unanimidade pela Casa – foi elogiada pela representante do Vale do Jari, no Legislativo Estadual. “Acreditamos que mais de 100 mil (150 mil) pessoas morem naquela região, e a criação desta unidade só irá beneficiá-las e suprir uma carência, que já vem sendo cobrada pelos os usuários, que acabam tendo que recorrer a capital, justamente, pela falta de um atendimento mais especializado”, disse Raimunda Beirão (PMDB).

Outro favorável a iniciativa de Antônio Furlan, foi Jaci Amanajás (PPS). “Por ser uma região de divisa, Amapá e o Pará, o hospital acaba sendo sobrecarregado e tendo que realizar vários procedimentos e alguns pacientes acabam sendo remanejados para a capital; acredito que com a criação da UTI, o atendimento pode melhorar e evitar assim o deslocamento de muitas pessoas para Macapá”. Enfatizou o deputado.


Ascom Gab. Dep. Furlan

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...