Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Deputada Roseli matos participa da III Conferência Estadual de Cultura

O evento aconteceu no último dia 13 de agosto, no Teatro das Bacabeiras e contou com a participação de autoridades e artistas locais, além de representantes do Ministério da Cultura, Sr. Bernardo Machado da Secretaria de Articulação Institucional e o Sr. Delson Cruz da Representação Regional Norte.

A Conferência foi o encontro final das propostas criadas a partir dos debates que aconteceram nas Conferências Municipais, além de que foi um importante espaço de diálogo entre a sociedade civil e o poder público. Na oportunidade os representantes dos municípios apresentaram suas propostas e necessidades na área cultural, que serão expostas na Conferência Nacional que acontecerá em Brasília.

Pela primeira vez a Assembleia Legislativa participou ativamente na construção deste processo em conjunto com a Secretaria de Estado da Cultura, o Conselho Estadual de Cultura e os fazedores de cultura do estado. A deputada Roseli Matos que é Presidente da Comissão de Cultura fez questão de estar presente em quase todas as Conferências Municipais e ver de perto a realidade de cada município, e sempre procurava esclarecer aos conferencistas sobre a necessidade do Sistema Estadual de Cultura ser implantado em nosso estado, pois somente assim poderemos fazer parte do Sistema Nacional de Cultura, que é um modelo de gestão criado pelo Ministério de Cultura para estimular e integrar as políticas públicas culturais implantadas por governo, estados e municípios, com o objetivo de descentralizar e organizar o desenvolvimento cultural do País.  

Na opinião da parlamentar como a matéria é de competência do executivo o governo do estado precisa urgentemente encaminhar para a Assembleia Legislativa uma Lei criando o Sistema Estadual de Cultura, com toda a estrutura exigida pelo Ministério “nós já temos um órgão gestor que é a Secretaria Estadual de Cultura e o Conselho Estadual de Cultura, só que é necessário também a reformulação do Plano Estadual e do Fundo Estadual de Cultura que são elementos primordiais para a criação do Sistema, não podemos mais perder tempo, o processo de descentralização cultural foi iniciado em 2003 pelo Ministério da Cultura. É notório a angústia de nossos artistas quando precisam realizar algum evento, é preciso acabar com esta política de estado precisamos ter uma política de governo, pois os governos passam mas as políticas públicas permanecem”.  Nesta segunda dia 16, a deputada protocolou Requerimento nº 2023/2013, onde pede informações ao governo do estado sobre o processo para a implantação do Sistema.

Além de participar das Conferências Municipais e Estadual de Cultura, a deputada promoveu no último dia 29 de agosto, na Assembleia Legislativa uma Audiência Pública para esclarecer a classe artística da necessidade da implantação do sistema de cultura em nosso estado, assim como sensibilizar os gestores para terem um olhar diferenciado para a nossa cultura.



Ascom/dep.Roseli Matos
Neide Maciel  8129.2932 / 9131.3363

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deputada Marilia articula projeto de práticas restaurativas nas escolas da rede pública

Para contribuir com o processo de resolução de conflitos nas escolas, órgãos públicos do estado trabalham em conjunto no desenvolvimento ...