Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Deputada pede a instalação de uma casa de apoio ao enfermo em Macapá

Tramita na Assembleia Legislativa (ALAP), requerimento de autoria da deputada estadual Raimunda Beirão (PSDB) que prevê a instalação da Casa de Apoio ao enfermo na cidade de Macapá.
A parlamentar apresenta na justificativa do requerimento encaminhado a secretária estadual de Saúde, Olinda Consuelo Lima Araújo, que a construção da casa tem por finalidade abrigar os acompanhantes dos doentes advindos do interior do Estado para receber atendimento médico hospitalar possam receber abrigo e orientação enquanto aguardam atendimento de seus entes pela rede publica de saúde. “Tal iniciativa faz-se necessária haja vista a demanda de doentes chegados das mais remotas regiões do Estado, que aqui se fixam pelo período do tratamento de saúde, que muitas das vezes passam a ocupar os pátios dos prédios da rede pública de saúde, por não ter para onde ir. Assim, pacientes de outros municípios que se deslocam aos hospitais da capital têm onde ficar”, defende Raimunda Beirão.

A casa de apoio é uma iniciativa adotada por vários prefeitos e governadores, que equipam esses imóveis com enfermarias, sala de convivência, refeitórios e dormitórios para servidores e motoristas de ambulâncias que precisam descansarem ou pernoitarem, lavanderias e garagem, além de um transporte para levar os pacientes aos hospitais de destinos. “Com a construção da casa de apoio em Macapá as pessoas que chegam do interior terão onde ficar. Quem está doente precisa de ajuda”, detalhou a deputada Raimunda Beirão.

O Estado do Amapá é referência para moradores de vários municípios e ilhas do Pará na busca de atendimento na área de saúde pública. O fato é que o Amapá atende muitos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Afuá, na ilha do Marajó, que procuram atendimento nos municípios de Macapá e Santana, enquanto, por outro lado, Belém recebe pacientes do Amapá.



Assembleia Legislativa do Amapá - ALAP
Departamento de Comunicação Social - Decom
Direção de Jornalismo: Cleber Barbosa
Texto: Everlando Mathias | Fotos: Jaciguara Cruz
Atualização: Rômulo Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...