Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Charles Marques cobra construção de escola no Arquipélago do Bailique


O deputado Charles Marques (PSDC) apresentou na Assembleia Legislativa do Amapá requerimento, na qual solicita ao governador Camilo Capiberibe, que autorize a secretaria estadual de Infraestrutura (SEINF),realizar a construção da Escola Estadual Maria José Campelo da Silva, para atender alunos da comunidade Limão, uma das 46 localidades da Ilha do Curuá no Distrito do Bailique. “O pedido tem como base os depoimentos de professores e alunos da referida instituição de ensino e, moradores da comunidade que reivindicam a construção de uma nova escola, pois os alunos podem perder o ano letivo. Portanto, compreendo que todos esses problemas causam danos ao aprendizado dos alunos que anseiam por um ensino de qualidade”, justifica o deputado. A construção da escola afasta a possibilidade de as crianças serem atendidas em outras comunidades da região.
Localizado a 185 quilômetros a partir de Macapá em direção à foz do rio Amazonas, o Arquipélago do Bailique dispõem de 27 instituições de ensino.
A população de todo o arquipélago é estimada em 7 mil habitantes (2000). A base econômica é a pesca, extração de palmito, açaí, mandioca e produção agrícola de mel de abelha e pecuária.
A integração entre o Bailique e a capital do Estado se faz a partir de embarcações fluviais que singram, diariamente, o trajeto das ilhas, contornando-se sempre pela costa do Amapá.
O deputado também requer a SEINF, que seja realizada a reforma e ampliação na ampliação na estrutura física do setor administrativo da Escola Estadual Maria de Nazaré Pereira de Vasconcelos, bairros Pedrinhas.
De acordo com o parlamentar a referida instituição, pois a mesma passou por reforma parcial no ano de 2008. “Porém, o setor administrativo onde fica o refeitório, sala dos professores, a direção arquivo morto e a caixa d`água não foram contemplados, e necessita de ampliação pois as atividades da TV Escola e Rádio Escola possuem os equipamentos para funcionamento, porém a escola não dispõe de espaço físico para instalá-los”, explica Charles Marques.


Assembleia legislativa do Estado do Amapá – ALAP
Departamento de Comunicação – Decom
Direção – Cleber Barbosa
Texto: Everlando Mathias | Foto: Jaciguara Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...